top of page

Há uma noção básica da neurociência que pode te ajudar a ser mais feliz.

Atualizado: 19 de fev. de 2022

Se você nunca experimentou algo, através de qualquer tipo de contato que seja, biologicamente você não vai ser capaz de sentir outra coisa que não seja medo, aversão ou rejeição por isso. Seu cérebro ativa o mecanismo de defesa se encontra algo que não reconhece. Às vezes é difícil entender como as suas experiências acadêmicas e profissionais podem ajudar a construir a vida que quer pra si. Naturalmente, o que é que se sente ao se colocar no mundo de opções diferentes que existe hoje?


Medo – que te faz se contentar com trabalhos ruins já que nunca se sabe se encontrará outra vaga;

Aversão – que te faz nem cogitar uma carreira diferente ou uma empresa diferente mesmo que esteja infeliz;

E rejeição – que te faz guardar a sete chaves todos os seus hobbies, gostos e sonhos, afinal não há espaço na sua rotina para alimenta-los.


Mas, sabe? Tudo fica mais claro quando se aprende o termo “autogerenciamento”.

Esse termo não só faz sentido, como funciona e não depende de nenhum conhecimento externo.

Só de você. Autogerenciar é perceber seus espaços, suas ausências, seus excessos, e transitar entre todos eles em paz.


Trabalhar com as emoções do outro não faz alguém ser mais ou menos emotivo ou emocional. Ajudar os dramas dos outros não faz encontrar soluções pros seus próprios. Ajudar quem pede auxílio para lidar com as próprias feridas não faz saber lidar melhor com as próprias.

Escrever sobre tudo isso não me faz mais habilidosa na lida diária com a vida.

O que faz a gente ser melhor é aprender a usar nossa melhor ferramenta: as emoções.

A verdade é que todos nós sentimos um vazio.


Esse é o vazio existencial, que não é possível de ser preenchido com absolutamente nada material, com nenhuma relação ou mesmo experiência. Ele existe pra que você se mova adiante e aprenda que, lá, nesse vazio, sempre será um lugar seguro. Lá, sempre haverá espaço e, portanto, sempre haverá p o s s i b i l i d a d e. A confiança nessas possibilidades é o que me faz seguir. Acho que dá pra dizer que, pra ser feliz, é preciso ter a habilidade de confiar. Espero que você seja capaz de deixar as possibilidades te mostrarem que, o que você não é capaz de prever ou controlar, também pode ser bom. Pode ser mais. Pode ser incrível. Pode ser tudo o que você precisa. Mas, antes, será preciso confiar.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page